Hardscape no Aquapaisagismo


No aquapaisagismo, o termo “hardscape” é entendido como qualquer decoração natural , como troncos e pedras. Por outro lado, as plantas aquáticas como elementos moles estão sendo chamadas de “softscape”. No aquapaisagismo, o hardscape tem pelo menos um valor tão alto quanto as plantas aquáticas – especialmente se você deseja criar paisagens aquáticas com  pedra com base no estilo japonês (Iwagumi). A este respeito, ao planejar e configurar seu layout, você deve procurar materiais bonitos (como aqueles com uma estrutura pronunciada ou granulação), com cores marcantes e formas únicas que farão, com que sua montagem venha ser realmente única!

Usando pedras como hardscape pedragismo

Fundamentalmente, deve-se distinguir entre pedras que se comportam de forma neutra em relação à água e aquelas que têm um caráter levemente endurecedor ou que venha modificar drasticamente os valores de pH. Enquanto os tipos de pedra como a Dragon Stones não têm influência nos valores da água, tipos como as rochas calcárias como as Seiryu e as pedras marroadas (brita) podem elevar um pouco os parâmetros da água.

Especialmente se o equipamento de injeção de CO 2 for usado, o ácido carbônico resultante solubilizará os compostos de cal das pedras. Assim, tanto a dureza carbonatada quanto a total da água do aquário irão aumentar. Para obter água mais macia, pode-se facilmente neutralizar isso com trocas regulares e generosas de água (TPA).

É muito aconselhável limpar toda as rochas em água corrente antes de usar em um aquário. Em primeiro lugar, isso remove as partículas finas de poeira que, de outra forma, embaçarão seu tanque. Especialmente a Dragon Stone costuma ter resíduos de argila em seus cantos e fendas. Isso deve ser raspado / removido com um objeto pontiagudo e as pedras bem lavadas.

Uma visão geral das principais pedras que podem ser usadas nos aquários plantados:

Troncos Madeira ou madeiragismo

Também existem diferenças em madeiras ou raízes para o aquapaisagismo. Por um lado, existe a diferença na densidade da madeira, o que faz com que os tipos de madeira de baixa densidade, inicialmente flutuem na água. Essas variedades devem ser pré-embebidas, para que absorvam água por um tempo (e fiquem mais pesadas), ou seguradas com pedras. Madeiras mais maciças são frequentemente pesadas o suficiente para afundar diretamente.

Em casos individuais, isso deve ser verificado para cada madeira flutuante antes de usar no aquário. Principalmente as madeiras de alta densidade tendem a liberar substâncias húmicas na água, que fazem com que ela fique marrom. Se você deseja ter água cristalina desde o início, recomendamos então ou já comprar um tronco tratado ou realizar o tratamento prévio antes!

Postagem: Testando o hardscape para um aquapaisagismo vencendor

A propósito, é normal que um tapete de muco branco ou grama bacteriana se forme em algumas raízes debaixo d’água nos primeiros dias. Isso é inofensivo e geralmente desaparece por si mesmo após algum tempo. Por outro lado, especialmente caracóis, camarões e algumas espécies de peixes estão felizes com esta fonte adicional de alimento.

Visão geral de madeiras que podem ser usadas em sua montagem:

A escolha do hardscape ideal

Para ser capaz de configurar o mais variado e detalhado possível, deve-se coletar materiais em diferentes formas e tamanhos. Se necessário, troncos e pedras também podem ser trabalhados com uma ferramenta adequada para criar pedaços e fragmentos menores.

Da mesma forma, sempre deve haver hardscape suficiente para escolher, de modo que você possa experimentar várias opções durante o projeto e ter alternativas. Claro, troncos e pedras também podem ser combinados. Isso garante uma aparência muito natural. Você deve evitar misturar diferentes tipos de pedra ou madeira. O uso de diferentes tipos de pedras não é harmonioso.

O hardscape pode parecer muito poderoso e dominante antes do plantio, mas é mesmo aconselhável “exagerar” um pouco, porque deve-se ter em mente que cerca de metade da decoração visível mais tarde será coberta por vegetação ou coberta por plantas.

Retorno da Aqualinea

Para tudo na vida existe um começo. E para a Aqualinea, não seria diferente. Saiba como ela surgiu no mundo do aquarismo nacional e o legado que foi criado em Brasília no aquarismo profissional! O ano de 2007 foi ímpar! Onde nasce uma ideia, uma maneira de levar o conhecimento de um hobby a um leque muito amplo de pessoas. Dessa inciativa, surgiram eventos, o Aquacast e muitas amizades. Os anos passaram, as prioridades mudaram, a necessidade falou mais alto e tudo, de certa forma, foi engavetado. Mas agora em 2020, durante a pandemia, um novo momento está surgindo. O que antes era uma ideia, hoje consolidado como uma nova marca no mercado do Aquarismo Profissional do Brasil. Com isso estamos deixando de ser uma ideia e nos tornar uma empresa de consultoria e elaboração de projetos de aquarismo profissional. Não vendemos produtos, peixes nem insumos. Mas aplicamos nosso conhecimento com mais de 13 anos de experiência e prática, na concepção de projetos realmente certeiros, para quem deseja entrar nesse maravilhoso mundo que é o aquarismo.

Um comentário sobre “Hardscape no Aquapaisagismo

  1. Pingback: Testando o hardscape para um aquapaisagismo vencedor | Aquarismo em Brasília

Deixe um comentário